Já alguma vez escolheram um livro pela sua capa?


Quem gosta de livros, de certeza que em alguma altura já escolheu um pela sua capa.

Eu adoro as capas dos livros que são ilustradas, mais do que as que têm fotografias. É como se o facto de serem desenhos me fizessem entrar mais facilmente num mundo imaginário.

Ilustrado por Jim Kay

Acho que já mencionei antes que sou fã dos livros do ‘Harry Potter’ e tenho livros da colecção em papel de capa mole, capa dura, em formato e-book e agora adorava ter uma nova edição que surgiu com ilustrações. Isto serve como exemplo para ilustrar o facto de eu achar que é importante e bom ter livros em formato digital, mais leves e portáteis para andarem connosco para todo o lado, mas acho também que nunca vão bater o cheiro do papel, da tinta e o próprio toque que torna tudo mais real.

Sou uma ficcionada da Beatrix Potter, e para além de ter a colecção completa dos livros dela e também duas biografias, adorava agora comprar uma edição recente que tem ilustrações lindíssimas.
Não sei porquê que há pessoas que acham que os livros que são escritos para adultos, não têm de ter ilustrações… Discordo completamente! Para mim, tornam toda a experiência de ler, mais completa e deliciosa.

Eu cresci no meio dos livros e a sentir que eles eram uma boa companhia, e que nos permitiam ‘viajar’ para outras paragens só através do pensamento e empurrados pelas palavras.

Assim sendo, sempre gostei de entrar em alfarrabistas e procurar primeiras edições e outros livros antigos que fossem interessantes, e que não pudessem ser encontrados noutro lado.

 

Foi assim, que aos 20 anos comprei este livro na ‘Feira da Ladra’ em Lisboa. Chamou-me à atenção o facto de ser um clássico, no original em inglês e de ter gravuras coladas no interior. Ainda hoje o guardo com muito cuidado ao pé de outros livros antigos que fui comprando e que me foram dando.

Antigamente faziam-se livros para durar uma vida, mas talvez por isso, por não serem feitos em série da forma como são hoje, que também os tornavam mais inacessíveis a todos os bolsos, sem ter em conta, claro, que o número de pessoas que sabem ler nos dias de hoje é bem maior.

Para mim, os livros dão alma a uma casa, dão calor ao espaço e ao coração e alimentam-nos o saber e a imaginação.

Gosto da sensação de entrar numa livraria à procura de livros de autores, que ainda não conheço. Gosto de ver as capas, ler os resumos e perceber se vou gostar do enredo. E quando acabo mesmo por gostar do que li, fico extremamente feliz por ‘descobrir’ alguém novo e penso logo que gostava de ler todos os livros que escreveu.

Aqui estão alguns exemplos de capas de livros que vi recentemente, que não os tenho e não os li, mas que fiquei com vontade de os procurar e se calhar comprar, só porque gosto das capas.

Ilustrado por Helena Duggan

Clássicos ilustrados por Anna Bond

'Coraline' ilustrado por Neil Gaiman

'Mary Poppins' illustrated by  Karl James Mountford

Escrito e ilustrado por Lorena Alvarez 

Já sentiram alguma vez como eu, que tinham ficado tão enredados em determinada história e tão ‘íntimos’ de algumas personagens, que teriam saudades delas como se fossem amigos que nunca mais vão ver?

Partilhem comigo capas e livros que gostem, para eu espreitar!

E quem acha que a ‘magia’ não existe, nunca leu um bom livro…

Sejam felizes e sorriam sempre, com cházinho, biscoitos e bons livros,

Sara

Comentários

Mensagens populares