Sorrisos, sonhos e as mulheres na arte - entrevista a Lucia de Marco




Sorrisos abertos que irradiam sol. Sim, esta seria uma boa definição que daria da Lucia de Marco, uma jovem italiana de 24 anos, que estuda História de Arte na universidade, enquanto nos encanta com as suas aguarelas.


O primeiro contacto que tive com o seu trabalho, foi por causa de um post que ela fez do seu calendário literário. Não tenho bem a certeza, mas penso que foi o seu retrato da Beatrix Potter, da qual sou uma enorme fã, que me chamou à atenção e me prendeu desde aí ao seu trabalho.

Uma das páginas do seu calendário literário dedicada às irmãs Bronte 


Descobri que ela também partilhava do meu gosto pela literatura, e que para além da Beatrix Potter ela também gostava da Jane Austen, das irmãs Bronte e de Emily Dickinson como eu.

Foi por tudo isto que quis muito falar com ela, e aqui está a nossa conversa…

Lucia de Marco


Como surgiu o nome ‘Lucyinthepapersky’?
LM: Na verdade surgiu por graça. Quando abri a minha conta no Instagram estava a ouvir uma canção famosa dos ‘Beatles’, e imaginei que o meu céu de diamantes era na realidade um céu de papel e colorido.

O seu logo foi desenhado por si?
LM: Eu fiz o meu logo sozinha.

Por quê que começou a pintar?
LM: Não há motivo específico é algo que faço desde sempre, por instinto. Seria o mesmo que me perguntarem por quê que respiro.

Que artistas a inspiram?
LM: Estou a formar-me em História de Arte, e isso ajudou-me a criar uma memória visual dos artistas que eu gosto. Os Impressionistas ajudaram-me muito na busca de cores luminosas e brilhantes.


De momento trabalha a tempo inteiro como artista?
LM: Neste momento sou estudante universitária, mas um dia espero que sim.



Que tipo de materiais usa no seu trabalho?
LM: Essencialmente uso aguarelas, mas também pastel. A aguarela é uma técnica que acho que tem muito a ver comigo. Permite-me criar um efeito suave que nenhuma outra técnica consegue dar.

No futuro gostava de experimentar outros materiais?
LM: Talvez sim, talvez não. Quem sabe? O futuro o dirá.



O que pretende transmitir com a sua arte?
LM: Quero transmitir uma sensação de paz, de tranquilidade. Quero criar uma espécie de oásis, onde se possam refugiar.

Por quê que escolheu a ilustração?
LM: Desde pequena que sempre fui apaixonada pela literatura e os livros. Foi um caminho que surgiu naturalmente.



Tem um calendário lindo inspirado por escritoras famosas; como surgiu esta ideia?
LM: Surgiu do meu interesse pelo papel das mulheres na arte e na literatura. Na maioria das vezes, na escola e na universidade não se estudam as obras feitas pelas mulheres. Assim, pensei dar um pequeno contributo para divulgar todas as minhas escritoras preferidas.

Teve de pesquisar fotografias e biografias?
Sim, fiz uma pesquisa que completei com informação que já tinha das minhas leituras pessoais.

Eu também sou uma grande fã da Beatrix Potter; ela influenciou o seu trabalho?
A Beatrix Potter é sempre um ponto de referência para mim, tanto ao nível artístico como pessoal. Ela era uma mulher forte que fez da sua paixão uma carreira, num mundo que na altura era bem diferente. Além disso, ela também pintava a aguarela. Eu aprendi muito com a sua técnica.


A mudança de Estação do ano influencia o seu trabalho?
LM: As Estações do ano são muito importantes para mim a nível psicológico.  O Inverno para mim é muito difícil. Definitivamente, pinto melhor quando o tempo está melhor.



Reparei que normalmente desenha as pessoas de perfil; há alguma razão para isso?
LM: Eu penso que o perfil nos caracteriza muito mais do que a nossa frente.

Já alguma vez ilustrou algum livro?
LM: Sim, o meu último livro chama-se Como faccio senza di te? (O que faço sem ti?) editado pela Progedit.




Tem livros/escritores preferidos?
LM: Todas as que ilustrei para o meu calendário literário: como a Jane Austen, a VirginiaWoolf ou a Emily Dickinson.


Costuma andar sempre com um bloco de desenho consigo?
LM: Sim, gosto muito de andar com um caderno, especialmente nas viagens. É uma forma de manter o olho treinado.

As pessoas normalmente associam a ilustração a livros de crianças; acha que devia haver mais livros ilustrados para adultos?
LM: Eu acredito que todos os livros que são designados como sendo para crianças, são na verdade também para adultos. Tudo depende do ponto de vista de quem os lê.

Onde vende o seu trabalho?
LM: Essencialmente na internet, como no Etsy.

É difícil equilibrar o tempo que gasta a fazer o seu trabalho e aquele que despende nas redes sociais a promovê-lo?
LM: É sempre difícil. Mas quanto mais criamos, menos tempo estamos nas redes sociais. Uma ilustração nova e bem feita é a melhor forma de tirar a nossa atenção das redes sociais.



Que rede social prefere?
LM: Sem dúvida, o Instagram, que é o meio com o qual comecei a trabalhar. Sem o Instagram provavelmente agora não estaria aqui a responder a estas perguntas sobre o meu trabalho. É um sítio tranquilo (ao contrário do Facebook) e muito estético. É perfeito para quem trabalha com as imagens como eu.

Que método pensa ser o melhor para ter mais seguidores?
LM: Não há truques, temos de nos comprometer a postar conteúdo interessante constantemente, e sermos activos nesta plataforma.

Acha que mais seguidores significa mais vendas?
LM: Seguramente que os números são importantes, mas também é possível ter sucesso com poucos seguidores. O importante é que estejam mesmo interessados no nosso trabalho.

Já participou em alguma feira?
LM: Já participei em várias, incluindo a feira ‘Mundo Criativo’ em Bolonha.

Foi difícil encontrar um lugar onde imprimir as suas ilustrações originais, com uma boa relação qualidade-preço?
LM: É sempre difícil encontrar uma gráfica que imprima bem as imagens. De momento uso sempre uma online.



Tem alguma história engraçada que queira partilhar connosco sobre o seu trabalho?
LM: A minha primeira cliente no Etsy foi uma freira de um pequeno convento no Massachusetts. Quando soube fiquei bastante surpreendida.

Que conselho deixa a novos artistas que queiram viver da sua arte?
LM: O meu conselho é para trabalharem muito e não desanimarem. As oportunidades existem se estivermos no mercado certo.


Depois de tudo o que ela partilhou, e por ver sempre muito atentamente os seus posts e todo o cuidado e carinho que ela põe naquilo que faz, a minha mente pergunta-se logo, que calendário ilustrado fará ela a seguir?
Não sei a resposta, mas de certeza que vou saber ao seguir o seu Instagram e a sua loja no Etsy.

Não se esqueçam nunca de sorrir e de acreditar nos vossos sonhos, ambos são capazes de mover grandes obstáculos,

Sara

Nota: Todas as fotografias acima postadas são da autoria da Lucia de Marco e representam-na a ela e ao seu trabalho.




Comentários

Mensagens populares