A imaginação como ferramenta para a vida


A criatividade pode ser usada em várias vertentes, e como sabemos é algo que não falta às crianças. Eu lembro-me de em criança, na altura da sesta, eu não conseguir dormir e brincar com os meus dedos. Imaginava que era pessoas e que subiam montanhas – as almofadas - e viviam aventuras fantásticas.

Nos dias de hoje, as pessoas em geral gastam demasiado dinheiro em brinquedos de plástico, que quase brincam sozinhos, ou então em jogos electrónicos que não deixam muito espaço à imaginação.
Mas não é pelo facto de crescermos, que temos de deixar de ter a capacidade de imaginar. Se assim fosse como é que conseguíamos ter objectivos, coisas que queremos alcançar, se não conseguimos ‘visualizar’ a tê-las ou fazê-las?

'MacGyver' TV series - foto de CBS Consumer Products

Cada vez mais, acredito que num mundo onde há acesso a muita informação é fundamental termos a capacidade de usar a criatividade para resolver situações do dia-a-dia, sejam elas em casa ou no trabalho. Quem é que não se lembra da série ‘MacGyver’, em que qualquer objecto podia salvar o dia?

Tendo isto em conta, acho que é importantíssimo cultivarmos este espírito imaginativo, nas crianças e nos adultos.

A minha filha mais nova, de 5 anos, adora brincar comigo ao faz de conta: transformamos a cama num barco de piratas, o chão à volta num mar infestado de tubarões e tudo o mais que nos lembrarmos.

Há uns anos atrás, eu tinha estado a ver preços de cozinhas de brincar e eram todas caríssimas. E para além disso, eram quase todas feitas de um plástico de pouca qualidade. Foi então que me lembrei de fazer a cozinha com uma caixa de cartão, que tinha sido de um electrodoméstico.

Fiz uma divisória lá dentro, uma espécie de prateleira, cortei uma abertura e ficou um forno. Em cima, usei uma peça de metal, que encaixei no cartão, que parecia mesmo uma torneira. Abri um buraco, encaixei lá uma caixa de plástico que já não tinha tampa e ficou um lava-louça. Ao lado, desenhei e pintei um fogão e usei umas tampas de plástico dos iogurtes líquidos para fazer os botões; até rodavam.

Resultado?

Passámos um bom bocado a fazer esta construção e no final, ela adorou a cozinha que estimava com o maior dos cuidados. Há pouco tempo fizemos uma máquina de filmar também em cartão.

Clara com a sua câmera de filmar

Com a minha filha mais velha, fiz uma televisão de brincar com uma caixa de sapatos, que forrei com papel prateado e uma embalagem de cartão pequena de uma cola, servia de comando. Ela ainda hoje se lembra dela e já foi há mais de 10 anos…

Ando a pensar num novo projecto: usar embalagens de iogurtes ou garrafas de plástico pequenas, pintá-las com cores fortes, e fazermos o nosso próprio jogo de ‘bowling’; o que acham?

Nunca ‘cresçam’ a ponto de deixarem de ser criativos ou imaginativos, pois estas capacidades permitem-nos sonhar e fazer deste mundo um sítio bem mais divertido e cheio de ‘arte’!

Sejam felizes,


Sara

Comentários

Mensagens populares