Falar com os pássaros


Adoro pássaros. Já perdi a conta a quantos já desenhei. Acho incrível o facto de poderem voar, ver o mundo de cima e ter uma perspectiva diferente das coisas.

Acho fantástico o facto de existirem infindáveis espécies de pássaros, cada uma com as suas características específicas e algumas que nos parecem um pouco bizarras – como a águia das Filipinas com o seu estranho ‘cabelo’ ou o patola de pés azuis com os seus fluorescentes pés cor de céu.


E claro que mais uma vez, a natureza não brinca em serviço. Existem pássaros de todas as cores e tamanhos, com mais ou menos padrões nas asas, mas uma coisa é certa, os mais exuberantes são machos, exactamente o oposto da espécie humana, em que normalmente a mulher se preocupa mais com o que veste.



E não nos podemos esquecer dos seus piados, que tanto podem parecer repetitivos e monocórdicos, como pelo contrário podem parecer conter toda uma sinfonia harmoniosa que nos faz sonhar.
Já pensei em pôr comida para pássaros na minha varanda, para os poder ver mais perto, mas desisto sempre por causa da minha gata Poppy… podia ser uma espécie de ‘Encontro de 3º grau’ com um mau desfecho.


Um dia ainda hei-de fazer uma caminhada com um grupo de observação de pássaros, para tirar umas fotografias, conhecer outras mentes que adorem estes animais, e aprender um pouco mais sobre eles.


Não sei dizer qual é o meu pássaro preferido, embora as corujas estejam no topo das preferências, mas gosto muito de gaivotas, cegonhas, colibris, pardais, piscos de peito vermelho; e ouço muitas vezes sons de pássaros e da floresta, enquanto leio ou trabalho. É muito relaxante. E nunca vou esquecer o som inconfundível do campo inglês: o canto dos corvos.

Por todas estas razões, tenho muitas dezenas de fotografias de pássaros que vou tentando recriar com as minhas aguarelas e caneta.

Se quiserem saber mais sobre estes animais, podem espreitar estes dois sites que são bem detalhados e interessantes:



Se vocês também gostarem de desenhar ou fotografar pássaros, partilhem aqui os vossos trabalhos; vou adorar vê-los.

Agora vou-vos confessar uma coisa: já tentei ‘falar’ com pássaros mais do que uma vez, eu à janela e eles nas árvores, e tive a nítida sensação que me respondiam. E aí deixaram-me a pensar, o que será que lhes tinha dito?

Espero que tenham um resto de dia cheio de sorrisos e não se esqueçam de ouvir os pássaros,

Sara

Comentários

Mensagens populares