Botões, podem ser uma obra de arte?

Girl with a pearl earing here portrayed by Jane Perkins 
Há coisas do dia-a-dia que usamos, que são importantes mas que não pensamos bem nelas.

Uma dessas coisas são os botões que usamos todos os dias, em camisas, calças, malas, entre outras coisas.


Já vi milhares de formas, materiais e de cores de botões: em forma de coração, animais, redondos, quadrados, de plástico, metal, madrepérola, azuis, vermelhos ou os normais brancos.

Não fazia ideia mas os botões mais antigos que foram descobertos têm cerca de 5000 anos, são feitos de conchas e eram usados como ornamento.  Outros foram encontrados no Vale Hindu e na China há cerca de 2000 anos antes de Cristo e também da Roma Antiga.

Os botões começaram por ser usados como ornamento e não para apertar peças de roupa. Os botões com buracos que foram feitos pela primeira vez para apertar roupa, datam do século XIII da Alemanha.

Mas então por quê que se usavam botões só para enfeitar?

Rei Luis XIV de França

Bem, parece que a quantidade de botões e também o tipo de material de que eram feitos eram um símbolo da classe social a que a pessoa que os usava pertencia. Diz-se que o rei Luís XIV de França terá gasto cerca de 4,200,000 Euros em botões ao longo de toda a sua vida.

Rei Frederico da Prússia

Outro rumor que consta é que o rei Frederico da Prússia terá sido o instigador do uso de botões cosidos nas mangas dos casacos dos homens só para enfeitar; parece que foi para que os soldados do seu exército não se assoassem às suas mangas.

Devido ao aumento do preço do marfim no século XIX, começaram-se a usar outros materiais para os fazer como por exemplo, um material que é chamado de ‘marfim vegetal’ que ainda hoje é retirado das palmeiras da América do Sul. Os primeiros botões de plástico surgiram em 1860.

Antes da 1ª Guerra Mundial, os botões eram na sua maioria fabricados em Inglaterra e depois disso, passaram a ser feitos nos Estados Unidos.

Foto de http://www.wisegeek.org

E agora vou contar-vos um segredo, que não podem dizer a ninguém, parece que durante ambas as Guerras Mundiais os botões de metal foram usados por britânicos e americanos, para esconder pequenas bússolas – será que o James Bond sabia disto?

Fazem ideia da razão pela qual as mulheres e os homens tinham na sua roupa, os botões em lados diferentes?

Foto de http://www.slate.com

 Segundo consta, uma das teorias seria o facto de as mulheres terem roupas mais elaboradas, com várias camadas, que precisavam de ajuda para serem vestidas, logo os botões seria posicionados do lado esquerdo, de maneira a facilitar o seu uso por outras pessoas que as vestiam. As roupas dos homens eram mais fáceis de manusear e como a maioria se vestia a si próprio, estes eram colocados do lado direito, para serem apertados mais facilmente por quem era destro.


Museu do botão

Eu cresci perto de avós que cosiam e tinham caixas de botões de todos os tipos. Nenhuns se deitavam foram, guardavam-se sempre para algo que fosse preciso. Eu ainda tenho essas caixas de botões. E lembro-me de ir com uma delas, a uma retrosaria antiga, que ainda hoje existe, que tinha e tem prateleiras cheias de caixas de botões. E ainda hoje lá vou e ainda me perco a olhar para eles, como se olhasse para uma obra de arte qualquer…

Muitas coisas boas para vocês e muitos sorrisos,

Sara

Comentários

Mensagens populares