Natureza feita de borracha e tinta – entrevista a Viktoria Åström



De alguns anos para cá, que ando com muita vontade de visitar a Suécia. Claro, numa altura em que desse para andar de um lado para o outro, sem que houvesse muita neve.
Confesso que não sei muito sobre o país, e tenho andado em busca de um livro que explique um pouco sobre a História dos países escandinavos.

Por isso, não fazia a mínima ideia que havia um local chamado Öckerö, uma ilha na península nos arredores de Gotemburgo.

A Viktoria com o seu cachorrinho

Nesta pequena ilha existe um mundo natural imenso para explorar, e é isso que faz a Viktoria Åström através do seu trabalho.

A Viktoria tem 40 anos e é ilustradora, faz gravuras, através dos seus carimbos de borracha originais feitos à mão, e faz animação.

Quando descobri a sua conta no Instagram, @viktoriaastrom, pensei logo que um dia quando ‘fosse grande’ gostava de conseguir fazer o que ela faz.

Gravura em celebração de Santa Lucia feita por Viktoria


Adoro a simplicidade aliada ao detalhe, as cores que usa e a emoção que transmite.
E não é que ela aceitou ser entrevistada por mim? Vamos então conhecê-la um pouco melhor…

O seu logo foi desenhado por si?
Viktoria Astrom (VA): Sim, sou eu que desenho todo o meu material.

Por que razão começou a fazer ilustração e gravura
VA: Eu gostava de trabalhar com o linóleo mas queria experimentar  algo diferente. Até que encontrei um livro sobre gravura em borracha e fiquei siderada.

Que artistas a inspiram?
VA: Charley Harper, EdwardGorey, Wayne Thiebaud só para nomear alguns. O Mark Hearld é outro dos meus favoritos.

Tem algum background em Artes?
VA: Não, não andei numa escola de artes mas tenho um certificado em animação feita à mão pela Central Saint Martin’s em Londres. Tenho desenhado toda a minha vida e sempre foi o meu maior interesse.




Trabalha a tempo inteiro como artista/artesã?
VA: Sim.

Prefere trabalhar como freelancer ou preferia trabalhar por conta de outrem?
VA: Definitivamente prefiro ser freelancer. Mas dou muito valor à experiência que ganhei dos meus empregos de tempo inteiro.

Aguarela feita pela Viktoria que representa a paisagem perto da sua casa

Acha que o facto de viver na Suécia com lindas paisagens campestres que inspira o seu trabalho?
VA: Sim, definitivamente! Desenho muitos motivos da natureza e inspiro-me nos animais e no que me rodeia. O lugar que mais me inspira é Dalsland, onde os meus pais têm uma casa de campo.

Como é que começou a ilustrar livros? Contactou directamente as editoras ou foram os autores a contactarem-na?
VA: As duas coisas, mas ainda não foram publicados.

Utiliza marcas específicas para trabalhar?
VA: Quando faço gravura prefiro usar as ferramentas da Pfeil e as placas de borracha da Speedball. Outras marcas que uso muito para desenhar e pintar são a Canson, Winsor & Newton e a Staedtler.

É possível ver alguma das suas animações online? Onde?
VA: Existe uma produção para a qual trabalhei em http://www.sluggerfilm.com/melker

Uma das aguarelas feitas pela Viktoria 

Onde vende maioritariamente o seu trabalho?
VA: Na minha loja online no Etsy.

Que tipo de embrulho é que os seus clientes podem esperar quando lhe fazem uma encomenda?
VA: Eu adoro embrulhar, por isso perco muito tempo no embrulho. Embrulho as minhas peças com muito cuidado para que não se danifiquem e incluo sempre um pequeno presente feito à mão com uma mensagem personalizada. Eu adoro receber embrulhos com um toque pessoal, por isso tento fazer o mesmo.

É difícil equilibrar o tempo que dedica à sua arte e o tempo que tem de dedicar às redes sociais para a promover?
VA: Sim, é difícil. De momento limito-me ao Instagram porque consome muito tempo responder a todas as questões e comentários. Eu não quero só publicar fotografias e não responder às pessoas.   Eu tento responder sempre que possível, mas às vezes acontece mensagens importantes se perderem no meio de uma corrente de ‘likes’ e comentários que surgem numa conta grande.

Que rede social prefere? Por quê?
VA: Eu prefiro o Instagram. É muito bom se se for um artista. É mais visual que o Facebook.

Que método acha que é o melhor para ter mais seguidores?
VA: Eu costumava postar algo todos os dias até há muito pouco tempo, e conseguia perceber que fazia muita diferença. Eu trabalho em muitos projectos que não posso mostrar de momento no Instagram. Eu passo muito tempo a tirar as minhas fotografias, para ter a certeza que têm boa luz natural e um bom ângulo. Se a luz não for a certa, adio o post até a apanhar como quero. Também planeio os meus posts com antecedência para saber no que tenho de me focar.

Acredita que mais seguidores leva a mais vendas?
VA: Não necessariamente.

Participa em algumas feiras? Se sim, quais?
VA: Há uma feira de artesanato nas ilhas  na qual participo uma vez por ano, chama-se Konstvågen.

Acha que é mais fácil estar numa feira de artesanato e conhecer os seus clientes pessoalmente, ou prefere vender o seu trabalho online?
VA: É bom conhecer os clientes pessoalmente. Gosto de saber um pouco mais sobre para onde é que a minha arte vai. Mas muitas vezes tenho uma relação pessoal com os clientes através do Etsy ou do Instagram. Mais do que aquilo que pensava. Recebo cartas de agradecimento e fotografias do meu trabalho nas suas paredes. Faz-me sempre ganhar o dia.

Carimbo de borracha feito à mão com o tema do arenque


Tem alguma história engraçada relacionada com o seu trabalho que queira partilhar connosco?
VA: Uma vez vendi um arenque gravado à mão para um local no Alasca. A comunidade tinha um festival do arenque e quiseram comprar o meu que estava no Instagram, para que o pudessem imprimir em tecido. Normalmente não vendo os carimbos mas adorei o facto do meu arenque ir ter um festival só seu :)

 Que conselho deixa aos novos artistas/artesãos que querem viver da sua arte?
VA: Não se deixem levar muito por aquilo que os outros acham da vossa arte. É fácil acharem que não têm muito para contribuir e não acreditarem que vai conseguir. Pelo menos era isso que pensava quando comecei. Não o façam a meio gás, atirem-se de cabeça.





Adoro ver o processo de construção de uma das suas peças. Muitas vezes, nem imaginamos que uma imagem contém uma série de gravuras, que conjugadas se completam e fazem magia.






Podem seguir o seu trabalho através do seu Site, a loja no Etsy ou através do Instagram.










Muitos sorrisos e alegria,

Sara

Nota: Todas as fotografias são de Viktoria Åström


Comentários

Mensagens populares