Pintar com linhas - entrevista a Rachael da Used Threads





Já alguma vez tentar bordar ou pensar fazê-lo? Bem, eu adoro esta forma de arte e já bordei e ainda bordo, mas nada como o trabalho da Rachael de 28 anos de South Shields, Reino Unido.

Ela literalmente parece pintar com linhas. Ela borda flores e paisagens lindas e não o faz só para decorar a casa, mas também para embelezar peças de roupa.

Vamos falar com a Rachael e conhecê-la um pouco melhor…



Qual a origem do nome ‘Usedthreads’ (fios usados)?
Rachael (R) : O nome surgiu porque recebi uma caixa muito bonita, cheia de linhas de bordar vintage, de uma senhora velhinha. Eu detesto o desperdício e tenho tendência a acumular tudo o que tenha a ver com artesanato, por isso toda a gente sabe que me deve dar materiais que já não queiram. Também está relacionado coma minha decoração retro.

O seu logo foi desenhado por si?
R: É muito mau mas ainda não tenho um logo. Ainda não consegui encontrar a imagem certa para aquilo que pretendo transmitir com o meu trabalho. Por agora é somente um dos meus bordados preferidos.




Por quê que começou a bordar?
R: Sempre gostei de bordar. Era maioritariamente um passatempo. Bordava presentes, criava pequenas colecções para mim própria e adicionava pequenas partes à roupa. Só começou a ser algo mais sério quando criei a conta de Instagram para ir vendo o meu progresso.

Que artistas a inspiram?
R: Eu adoro Klimt, Van Gogh, Wolf Kahn e tenho um fraquinho pela Frida Kahlo (e quem não tem?)

Tem algum background em bordados?
R: Não propriamente em bordados, mas estudei têxteis e design de superfícies na universidade.

Como é que aprendeu a bordar?
R: Comecei a experimentar vários pontos. Pensava no que queria recriar e daí escolhia os pontos, tendo sempre em conta a textura que iria fazer.


O que é que mais a atraíu nesta forma de arte?
R: Sempre gostei de bordados. Adoro a ideia de fazer a forma com fibras, quase que como pintar com linhas. Acho que o meu estilo é uma mistura de bordado com pintura.



O seu trabalho parece mesmo que faz pinturas com linhas; também gosta de pintar?
R: Gosto mesmo! Originalmente queria estudar pintura. Durante a minha infância e adolescência adorava desenhar e pintar.

De onde vem a sua inspiração?
R: Maioritariamente da fotografia. Sou uma fotógrafa amadora; tiro fotografias onde quer que vou. Também gosto da decoração de interiores dos anos 50 do século XX.

Usa algum tipo de tecido ou de linhas?
R: Utilizo tudo aquilo que tenho à mão: algodão, tela, linho. Uso linhas Anchor e DMC. Gosto de usar linha número 6 de algodão. Gosto do acabamento mais espesso.

Trabalha a tempo inteiro como artista/artesã?
R: Sim, tenho a sorte de poder bordar a tempo inteiro. O bordado feito à mão consome muito tempo.

Onde vende maioritariamente o seu trabalho?
R: Eu vendo o meu trabalho através do Etsy e às vezes no Instagram. Nunca foi minha intenção vender no Etsy, mas gosto mesmo da disposição dos produtos e a facilidade em ver a lista e as vem das nossas peças. Não sou muito boa com computadores e por isso preciso de ter algo simples de usar.

É difícil equilibrar o tempo que demora a fazer a sua arte e o tempo que tem de passar nas redes sociais a promove-lo?
R: Tento estar o mais afastada possível das redes sociais, caso contrário os meus dias não iam ser produtivos. Eu posto 1 a 2 vezes por dia. Seja uma peça finalizada ou algo que ainda está a ser feito.

Que rede social prefere? Por quê?
R: O Instagram. Eu sou muito visual. Acho que uma boa fotografia nos puxa.

Que método acha que é melhor para ter mais seguidores?
R: Eu não sou a melhor pessoa para falar de redes sociais. Eu tento postar no Facebook e no Twitter também, mas essencialmente está ligado ao meu Instagram. Acho que se encontrarmos os hashtags certos, que isso faz toda a diferença.

Acha que quantos mais seguidores mais vendas?
R: Não acho que corresponda a mais vendas, mas aumenta a nossa chance de mais pessoas verem a nossa página e logo, o nosso trabalho.

Que tipo de embrulho podem os seus clientes esperar ao fazerem uma encomenda?
R: Eu gosto de embrulhar as minhas encomendas como se fossem presentes; embrulhados em papel várias vezes, com fitas e laços e um papel de embrulho com padrão.



Vai a feiras?
R: Ainda não fui a nenhuma.

Acha que é mais fácil falar com os seus clientes em pessoa, ou prefere vender o seu trabalho online?
R: Era bom participar em feiras e os meus clientes terem a chance de tocar e ver o meu trabalho em pessoa. Onde vivo não há muitas feiras de sucesso, a não ser que viajasse pelo país.

Que conselho pode dar aos novos artistas/artesãos que queiram viver da sua arte?
R:  Somos todos diferentes; o sucesso pode vir de todas as formas e feitios. Nunca meçam aquilo que alcançam ou o sucesso pelo sucesso dos outros. É tudo um processo. Tentem tudo até encontrarem aquilo que tenha a ver convosco.

Se quiserem seguir de mais perto o trabalho da Rachael podem fazê-lo através dos links abaixo:




Sejam felizes e sorriam sempre,

Sara

Nota: Todas as fotografias aqui são da Rachael da Used Threads e são parte do seu trabalho.


Comentários

Mensagens populares