Vestir folhas – uma aventura pelo crochet

Foto de Boris Krizmanic para Unsplash

Tudo aquilo que aprendi sobre crochet aprendi sozinha, a ver tutoriais no Youtube, em blogues e livros.

O gosto pelo crochet foi algo que foi crescendo em mim.

Em pequena via a minha avó fazer ‘crescer’ toalhas e colchas, através das agulhas e das linhas de algodão. As flores e as ramagens juntavam-se em quadrados ou círculos, e as coisas íam nascendo. Ela ainda me tentou ensinar a fazer a corrente, e eu até achei graça, mas fiquei por aí.

Na minha geração, as coisas feitas em crochet eram as coisas das avós, algo que reconhecíamos o valor, mas que não imaginávamos ter nas nossas casas.

Só em adulta é que esta vontade surgiu em mim. Tudo porque queria fazer pequenas flores coloridas, que pudesse pôr em ganchos para a minha filha mais nova, ou aplicar nos meus bonecos. E sempre com linhas bem coloridas, como se fossem pequenos sorrisos de algodão.


Pequenos pormenores que fiz em crochet para a Clarice, uma das minhas bonecas feitas à mão


O facto de ter aprendido a fazer crochet com tutoriais no Youtube fez com que eu não saiba o nome dos pontos em português, mas só em inglês. E sempre achei que os gráficos que aparecem nos livros ou nas revistas, são difíceis de decifrar – têm códigos específicos em que cada desenho corresponde a um determinado ponto, e como é tudo a preto e branco, torna-se bem complicado de acompanhar.


Este ano decidi fazer algo para mim pela primeira vez. Como adoro motivos da natureza, imaginei fazer um cachecol em crochet composto por várias folhas cosidas umas às outras. Quase como se fosse uma fada dos bosques, que se agasalha com as folhas.

Foto de Matt Collamer para Unsplash

Com esta ideia em mente, comecei a minha busca por um tipo de folha que gostasse e decidi-me pela folha de ácer, por ser grande e achar que várias juntas íam fazer um efeito bonito.

O tutorial que escolhi foi este em inglês no Youtube. Para quem está à vontade com a língua é fácil de acompanhar, não só pela forma como é explicado mas também pelas imagens que são bem demonstrativas – se precisarem de ajuda digam...

Decidi escolher uma lã que é composta por várias tonalidades, o que para mim traz mais realismo à ideia da folha. Os tons são o verde, castanho, creme e cinzento.




Ainda não acabei, mas já fiz várias folhas; o que acham?

Espero que depois de cosidas umas às outras que se perceba bem que são folhas; mas depois mostro-vos o resultado final.

E vocês, gostam de crochet? Se sim, têm algum projecto em mãos de momento?

Sejam felizes e sorriam sempre,

Sara

Comentários

Mensagens populares