O Nick Butterworth e a sua ’Noite com Neve’


Foi por um mero acaso que fiquei a saber da existência do Nick Butterworth e dos seus livros.


Eu estava em Londres de férias, pelo Natal e a passagem de ano há cerca de 15 anos atrás, e decidi levar a minha filha mais velha ao Harrods para ver o Pai Natal.

Esta experiência não correu assim muito bem, não só porque passámos imenso tempo na fila à espera, mas também porque desde essa altura que ela ficava constrangida com os ‘falsos’ pais Natal.

Mas algo de muito bom aconteceu: o livro do Nick Butterworth chamado ‘One Snowy Night’ (Uma noite comNeve).

Adorei tudo no livro: a simplicidade da história (animais com frio que se abrigam na casa do ‘Percy’, o guarda do parque), o traço doce, inocente e caloroso das ilustrações, e o facto de ele explicar que sem se dar conta disso, fez o ‘Percy’ à imagem do seu avô materno.

Antes de escrever e ilustrar os seus livros, que já venderam mais de 8 milhões pelo mundo através da Harper Collins, e  já foram traduzidos para mais de 30 línguas, ele trabalhou como designer gráfico para várias grandes empresas.

Nick Butterworth

Ele nasceu em 1946 em Londres, Inglaterra, é casado, tem dois filhos adultos e vive no campo.

Só há muito pouco tempo é que fiquei a saber que também já foram feitos desenhos animados, baseados nos seus livros.

Tenho pena que não haja os livros do ‘Percy’ à venda em português de Portugal – tanto quanto percebi só em português do Brasil.

Percy, o guarda do parque, criado por Nick Butterworth


Cada vez mais acho que num mundo onde abunda o exagero de barulhos e de estímulos visuais em grande quantidade, que é importante existirem livros e desenhos animados como estes, que nos fazem sentir tranquilos, sorridentes e com vontade de os guardar no coração.

Uma das capas dos livros d'Os Cinco' de Enid Blyton 

Jim Hawkins personagem do livro 'A Ilha do tesouro' de Robert Louis Stevenson

Winnie The Pooh e os seus amigos por A.A. Milne

Adorei ler uma entrevista que ele deu ao site ‘Words for Life’ (Palavras para a vida)  onde ficamos a saber que ele lia os livros d’ ’Os Cinco’ da Enid Blyton em criança e que se fosse uma personagem de um livro seria o Jim Hawkins (da ‘Ilha do tesouro’ do Robert Louis Stevenson) ou o WinnieThe Pooh.

 O Nick Butterworth conta que foi o facto da sua mãe lhe ler muitas histórias quando era criança, que o fez tomar o gosto pela língua e que o facto de ter escrito para anúncios quando era designer gráfico, onde tinha de economizar nas palavras, o ajudou a escrever os livros para crianças.

Capa do Livro 'The Rescue Party' (O grupo de salvamento) por Nick Butterworth

Há muito pouco tempo descobri que através da Amazon podia comprar os seus livros e encomendei logo o ‘The Rescue Party’ (O grupo de salvamento) também da série de livros do Percy, o guarda do jardim. Agora acho que vou comprar o resto da colecção.

Se quiserem ver alguns dos episódios de desenhos animados do Percy, podem fazê-lo em inglês aqui.

E para aqueles que não estão tão à vontade com o inglês, ou que gostam de ouvir contar histórias, aqui está a minha versão áudio da história em português.

Espero que gostem e que vão descobrir mais sobre o Nick e os seus livros ditos para crianças, são na verdade para todos os que gostam de sonhar e que mantêm a sua criança interior na alma e no coração…

Sejam felizes e sorriam sempre,

Sara 

Comentários

  1. Encantadora, a história! Acabei de ouvir!!! ☺️ E também adorei conhecer melhor este autor, sendo uma apaixonada por histórias infantis e por ilustrações. Trabalho espetacular, Sara! ☺️👍

    ResponderEliminar
  2. Encantadora, a história! Acabei de ouvir!!! ☺️ E também adorei conhecer melhor este autor, sendo uma apaixonada por histórias infantis e por ilustrações. Trabalho espetacular, Sara! ☺️👍

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigada por participar e por estar desse lado

Mensagens populares